Rendas mais baixas vão durar pouco - antecipa a secretária de Estado da Habitação

Marina Gonçalves argumenta que os proprietários "estão apenas à espera que o turismo volte a funcionar para colocar estes apartamentos no mercado de alojamento local".
09 mar 2021 min de leitura
O preço das casas para arrendar tem estado a baixar, tendo-se registado uma quebra de 3%, em termos médios, no último ano, a nível nacional. Mas as reduções que se estão a verificar no mercado do arrendamento, neste período de pandemia, são fruto do momento e não deverão manter-se no futuro. A convicção é da secretária de Estado da Habitação. Marina Gonçalves acredita que, enquanto o turismo retome, os proprietários também vão regressar ao Alojamento Local.
 
"Estamos a ver uma evolução no mercado, neste momento, de alguns imóveis privados que estão a ser colocados a preços mais baixos, mas é uma realidade que não nos vai beneficiar a médio prazo", disse a governante em entrevista ao Negócios e à Antena 1, argumentando que os proprietários "estão apenas à espera que o turismo volte a funcionar para colocar estes apartamentos no mercado de alojamento local" e a prova disso é que são, em regra, contratos de arrendamento de um ano e que não dão qualquer estabilidade". 
 
Apesar da oferta de casas disponíveis para arrendar estar a aumentar, face aos números registados no ciclo pré-pandemia, e os valores das rendas a cair, Marina Gonçalves entende que a tendência no mercado de arrendamento é apenas conjuntural e os valores mais baixos que estão a ser praticados, "não nos vão resolver o problema estrutural".
 
A responsável pela pasta da Habitação diz que, no curto prazo é bom para o mercado, dá respostas, mas não nos descansa naquilo que é o nosso objetivo de realmente influenciar o mercado e garantirmos que o mercado dá respostas viáveis e equilibradas face aos rendimentos das famílias", sublinha. "Não vai ser isso que vai fazer diferença e estou certa que quando o turismo voltar vamos voltar a ter estes imóveis fora do mercado novamente". 

Fonte: Idealista
Foto: Apartamento SPC - Imobiliária
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.