Crédito habitação: montante desce e taxa variável aproxima-se da fixa

Taxa de juro média dos novos empréstimos volta a subir passando para 3,52% em fevereiro, diz BdP. Já montante está a cair em 2023.
03 abr 2023 min de leitura

Hoje, o crédito habitação está a ficar cada vez mais caro, à medida que o Banco Central Europeu (BCE) decide aumentar as taxas de juro diretoras – já subiram 350 pontos base. E isso reflete-se, desde logo, nas taxas de juros médias que estão a aumentar mês após mês, com a taxa variável a aproximar-se cada vez mais da taxa fixa, aponta o Banco de Portugal (BdP) esta sexta-feira. Depois, acaba também por se espelhar no montante atribuído a novos créditos habitação, que voltou a descer em fevereiro.

Como seria de esperar, depois de o BCE subir os juros diretores várias vezes nos últimos meses, “a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação voltou a aumentar, passando de 3,32% em janeiro para 3,52% em fevereiro”, indica o BdP no boletim publicado esta sexta-feira, dia 31 de março.

O que o regulador liderado por Mário Centeno também revela é que a taxa variável tem vindo a aproximar-se cada vez mais da taxa fixa. “A taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa variável, que, em fevereiro, foi de 3,56% (3,37% em janeiro), tem vindo a aproximar-se da taxa de juro média dos novos empréstimos a taxa fixa, que se manteve em 4,20%”, lê-se no documento.

Isto acontece porque a taxa variável vai variando consoante evolui a Euribor – que por sua vez está intimamente ligada as taxas do BCE. E os bancos residentes em Portugal tendem a ajudar as ofertas de taxa fixa ao preço do dinheiro definido pelo regulador europeu liderado por Christine Lagarde.
 

Montante concedido em novos créditos habitação volta a cair em fevereiro

Com a taxas de juro cada vez mais elevadas e os bancos a aumentarem as restrições de concessão de crédito (ainda que ligeiramente), há menos capital a ser concedido em créditos habitação em Portugal.  “Os montantes concedidos em fevereiro diminuíram na finalidade de crédito à habitação”, diz o Banco de Portugal. Este foi o segundo mês em que se registou uma queda no montante de novos empréstimos concedido. Ou seja, este valor está a cair desde o início de 2023.

Em concreto, foram concedidos 1.351 milhões de euros em novos créditos habitação em fevereiro de 2023, menos 2,5% do que em janeiro, quando foram concedidos 1.386 milhões de euros em novos empréstimos para comprar casa. Por outro lado, foram concedidos mais 78 milhões de euros em crédito habitação em fevereiro de 2023 do que em fevereiro de 2022 (+6%).

Fonte: Idealista
Foto de: freepik

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.