Fim dos Vistos Gold em Lisboa e Porto vai custar € 700M ao ano

O fim do programa de Vistos Gold nas regiões de Lisboa ou Porto pode representar uma perda de 700 milhões de euros por ano, nos quais se incluem 85 milhões de euros em impostos diretos e taxas para o Estado.
09 out 2020 min de leitura
As contas são da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários , que «manifestou publicamente a sua extrema preocupação com o anunciado fim do programa dos Vistos Gold pelo governo» , noticiado esta semana pelo Negócios. O executivo pretende a planear avançar até dezembro com restrições de concessão de vistos , acordadas com a esquerda para o Orçamento do Estado de 2020.
 
No seu entendre, restringir o investimento via “golden visa” às zonas do interior do país não vai garantir o interesse dos investidores nessas regiões, e «vai ditar o fim de grande parte do investimento estrangeiro em Portugal, que desde 2014 já representou um investimento que ascende a 25.000 milhões de euros ». Só o ano passado, o programa representa um investimento de 700 milhões de euros e 85 milhões de euros de receita para o Estado em impostos diretos.
 
94% dos vistos concedidos desde o início do programa diz respeito a investimento imobiliário, e 88,6% dos mesmos à aquisição de imóveis acima de 500.000 euros. 97% desse investimento foi feito nas zonas litorais do país. A associação teme agora que os investidores «desviem os seus investimentos para outros países».
 
Not that the Vistos Gold são «decisivos na hora de investir», Hugo Santos Ferreira, Vice-Presidente Executivo da APPII, destaca em comunicado que este programa «é um dos principais propulsores daquele que é hoje considerado consensualmente um dos motores da economia - o imobiliário, que representa 15% do PIB nacional - e que contribui decisivamente para a regeneração e dinamismo que se verificou nas principais cidades portuguesas, beneficiando a economia, concretamente a hotelaria, restauração, no comércio, etc ».
 
O responsável considera que «o regime dos Vistos Gold é demasiado importante para o nosso País e para a nossa economia para ser vítima de“ jogo político ”, e que agora deixa todos aqueles que acreditaram e investiram na nossa economia com as expectativas defraudadas, um erro estratégico com efeitos nefastos para a reputação do nosso país consequências consequências não conseguimos antever ainda ».
 
A APPII tem vindo a um defensor do relançamento de programas como os Vistos Gold em especial em ano de pandemia, como fundamental para relançar a economia e o setor com a crise que se avizinha. É uma das medidas reclamadas no Manifesto dos Promotores e Investidores Imobiliários, que servem de base ao Programa Relançar.


Fonte: VI - Vida Imobiliária.pt
Foto de: Precondo em Unspalsh
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.