Governo prepara novo apoio à renda para quem perde rendimentos

Medida faz parte do novo pacote legislativo sobre habitação que será aprovado na próxima semana.
10 fev 2023 min de leitura

O Governo estará a preparar um “mecanismo permanente de apoio à renda” para famílias com quebras de rendimentos. A medida vai fazer parte do novo pacote legislativo sobre habitação que será aprovado em Conselho de Ministros na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023.

A ideia é garantir que nenhum jovem ou família, no balanço entre os rendimentos e a prestação da casa, veja disparar a sua taxa de esforço caso tenha uma quebra abrupta de rendimento motivada por situações como divórcio, desemprego ou doença, explica o Expresso, que avança a notícia. Esta medida aplica-se ao arrendamento, uma vez que o Executivo ainda estará a estudar o que fazer relativamente às prestações do crédito habitação.

nova legislação sobre habitação também deverá acabar “formalmente” com os vistos gold. Além disso, estão previstas medidas que passam por estimular, através de incentivos fiscais, a colocação no mercado de arrendamento de casas até aqui destinadas a Alojamento Local e também de casas devolutas.

A criação de incentivos fiscais à construção, ou reabilitação, de habitação por privados, assim como permitir que solos e edifícios até aqui destinados apenas a comércio e serviços possam vir a ser usados pelos municípios para fins de habitação, também estão em cima da mesa.

Fonte: Idealista
Foto de: Freepik

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.