Mercados em Arroios

O Mercado de Arroios, o Mercado 31 de Janeiro e o Mercado do Forno do Tijolo
11 jan 2021 min de leitura
O Mercado de Arroios, o Mercado 31 de Janeiro e o Mercado do Forno do Tijolo assumem-se como elementos essenciais na vida comercial, social e multicultural da freguesia, além de fazerem parte do imaginário tradicional da cidade.
 
Localizado na Rua Engenheiro da Silva, o Mercado 31 de Janeiro é constituído por uma cave e um piso térreo.
 
A manhã do dia 13 de setembro de 2014 marcou o início de uma nova era com a apresentação ao público de um espaço reestruturado e a disponibilização de novas bancas e serviços. Uma das novidades da remodelação, liderada pela Junta de Freguesia de Arroios com a colaboração da Associação dos Comerciantes nos Mercados de Lisboa, foi a concentração dos vendedores no piso zero. Além disso, o Mercado 31 de Janeiro conta agora um espaço infantil e a presença regular de bancas de vestuário vintage, artesanato e livros. Estão também disponíveis estabelecimentos de restauração, cafetaria, pastelaria, um parque de estacionamento com horário das 07h00 às 20h00, uma casa de banho e rampa de acesso ao andar superior para clientes com mobilidade reduzida e um equipamento multibanco.
 
O Mercado 31 de Janeiro recebe visitas de estudo no âmbito do programa Vamos Todos ao Mercado – projeto de educação alimentar, dirigido às escolas do 1.º ciclo. Para mais informações, pode enviar email para vamostodosaomercado@cm-lisboa.pt.
 
Este mercado veio substituir o antigo que se situava também na zona do Saldanha, onde se encontra hoje o edifício da Portugal Telecom, tendo aberto portas a 30 de abril de 1996.
 
Horário
terça – sábado: 07h00 -14h00
Encerra: domingo e segunda
 
Transportes
Autocarros: 91, 207, 713, 716, 720, 726, 727, 730, 736, 738, 742, 744, 753, 783
Metro: Linha Amarela – Saldanha
 
Contactos
Morada: Rua Engenheiro Vieira da Silva,
1050 – 105 Lisboa
Tel.: 213 511 616
Email.: geral@jfarroios.pteite estas três possibilidades para fazer as suas compras e usufruir dos demais serviços em Arroios.

O Mercado de Arroios situa-se na Rua Ângela Pinto entre a Praça do Chile e a Alameda D. Afonso Henriques. Aqui pode encontrar-se peixe fresco e congelado, bacalhau e afins, legumes, fruta, carne, salsicharia, leitão assado, padaria, charcutaria, churrascaria e restauração, assim como flores, plantas e artigos de jardinagem, roupas, bijutarias e quinquilharias e até serviços de seguros e cabeleireiro.
 
A mais recente novidade para o Mercado de Arroios é a implementação de um projeto de estufa hidropónica – sem recurso a solo – no topo do edifício da autoria da start-up Lisbon Farmers, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Arroios.
 
O objetivo deste projeto é trazer a agricultura para a cidade, através da produção de alimentos hortícolas e ervas aromáticas que serão escoados no próprio mercado. O projeto tem também uma vertente educacional em que alunos das escolas de Lisboa, nomeadamente alunos do 3.º ano de escolaridade, poderão conhecer a dinâmica de produção de alimentos na cidade e distribuição no local de produção.
 
Inaugurado oficialmente a 28 de fevereiro de 1942, o Mercado de Arroios foi, no final da década de 80, classificado como edifício de interesse cultural, um aspeto tido em conta no atual processo de reestruturação, com início em janeiro de 2015.
 
Horário
terça – sábado: 07h00 – 14h00
Encerra: domingo e segunda
 
Transportes
Autocarros: 706, 708, 717, 718, 735, 742, 797
Metro: Alameda
 
Contactos
Morada: Rua Ângela Pinto,
1900 – 067 Lisboa
Tel.: 213 511 617
Email.: geral@jfarroios.pt

O Mercado do Forno do Tijolo tem também sido alvo de uma profunda requalificação que contemplou já a passagem dos comerciantes para a zona à volta da praça central, uma área renovada desenhada a pensar na luminosidade do espaço para que os produtos possam ser apreciados da melhor maneira.
 
Neste mercado pode encontrar-se peixe fresco, legumes, fruta, carne, congelados, ovos, padaria, charcutaria e bebidas engarrafadas, roupas, flores, plantas, artigos de jardinagem e até um supermercado. Dispõe de um parque de estacionamento gratuito com funcionamento das 07h00 às 21h00, um equipamento multibanco dentro do supermercado, e é aqui que pode ser encontrado desde julho de 2013 o FabLAb Lisboa – o laboratório de fabricação digital da Câmara Municipal de Lisboa que permite a criação, a baixo custo, de novos produtos de propriedade intelectual, ajudando a tornar realidade o protótipo de uma ideia.
 
Este mercado deve o nome à existência de uma oficina de fornos de telha e tijolos que ali existia, ao cimo da Rua Maria da Fonte, antes do início da sua construção a 4 de janeiro de 1954. Da autoria do arquiteto Eduardo A. H. dos Reis e implementado pelo construtor António Veiga, o Mercado do Forno do Tijolo foi inaugurado a 1 de janeiro de 1956.
 
Horário:
terça – sábado: 07h00 – 14h00
Encerra: domingo e segunda
 
Supermercado:
Segunda-feira – domingo: 08h00 – 21h00
 
Transportes
Autocarro: 734
Elétrico: 28E
 
Contactos
Morada: Rua Maria da Fonte, 1170 – 221 Lisboa
Email.: geral@jfarroios.pt


Fonte: JF Arroios
Foto de:Ja ma em Unsplash
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.