Taxas fixas ou mistas representam quase 50% do novo crédito habitação

Portugueses procuram cada vez mais este tipo de contratos, em vez da tradicional taxa variável, devido à subida das Euribor.
04 set 2023 min de leitura

Portugal é historicamente um país que se caracteriza pela maioria empréstimos habitação com taxa variável indexada à Euribor. Mas a escalada das taxas de juro diretoras por parte do BCE para combater a inflação, e o agravamento da prestação da casa neste tipo de contratos, tem levado os portugueses a, cada vez mais, optar optar por taxas mistas ou fixas. Isto mesmo mostram os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP): quase metade dos novos crédito habitação fechados em julho (49%) já eram destas modalidades, contra 14,5% registados há um ano. Já a taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação aumentou ligeiramente, de 4,23% em junho para 4,24% em julho.

No total as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 2.184 milhões de euros, menos 114 milhões do que em junho. Verificaram-se quedas nas finalidades de habitação, consumo e outros fins de 75, 9 e 30 milhões de euros, respetivamente, de acordo com as estatísticas do BdP publicadas na sexta-feira, dia 1 de setembro.

"O peso dos empréstimos com taxa de juro fixa ou mista tem aumentado de forma muito evidente ao longo do último ano: de um valor que historicamente rondava os 15%, passou para quase metade das novas operações de crédito", detalha o BdP.

E em particular na hora de comprar casa, os clientes residentes em Portugal procuram ofertas de crédito habitação com taxas mistas (empréstimos com taxa de juro fixa num período inicial do contrato, seguido de um período em que a taxa de juro é variável). Este tipo de contratos passou de passou de 9,6% em julho de 2022 para 38,6% em julho deste ano.

Até agora, Portugal era mesmo um dos países europeus com mais crédito à habitação a taxa variável, a principal proposta dos bancos para quem precisa de empréstimo para comprar casa que implica incerteza para as famílias em momentos de subida de juros.

E os novos números são, aliás, também reflexo da medida aprovada pelo Governo em março, que veio obrigar os bancos a oferecer taxa fixa.

Por outro lado, o Banco de Portugal deu a conhecer que a prestação média mensal do stock de empréstimos para habitação própria permanente, apesar de ter continuado a subir (8 euros para 399 euros) reduziu-se em julho.
"O aumento verificado em julho é inferior ao dos quatro meses anteriores, que, em média, foi de 10 euros", segundo aponta o supervisor, dando nota de que, quando comparada com o período homólogo, a prestação média mensal é, porém, 105 euros mais cara.

Euribor a escalar há um ano e meio e BCE admite mais subidas nas taxas de juro diretoras

As Euribor começaram a subir mais significativamente a partir de 04 de fevereiro de 2022, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter admitido que poderia subir as taxas de juro diretoras devido ao aumento da inflação na zona euro e a tendência foi reforçada com o início da invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro de 2022.

Na mais recente reunião de política monetária, realizada em 27 de julho, o BCE voltou a subir os juros, pela nona sessão consecutiva, em 25 pontos base – tal como em 15 de junho e 04 de maio –, acréscimo inferior ao de 50 pontos base efetuado em 16 de março, em 02 de fevereiro e em 15 de dezembro, quando começou a desacelerar o ritmo das subidas.

Antes, em 27 de outubro e em 08 de setembro, as taxas diretoras subiram em 75 pontos base. Em 21 de julho de 2022, o BCE tinha aumentado, pela primeira vez em 11 anos, em 50 pontos base, as três taxas de juro diretoras.

Desde julho do ano passado, o BCE aumentou as taxas de juro em 425 pontos base, o ciclo de subida das taxas de juro mais rápido da história da zona euro.

A próxima reunião de política monetária do BCE realiza-se em 14 de setembro, estando a decisão sobre um eventual novo aumento das taxas de juro dependente dos dados então disponíveis.

Fonte: Idealista
Foto de: Freepik

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.