Comprar casa e colocá-la a arrendar rendeu 7,4% no verão

Investir numa casa para, depois, arrendar é mais rentável em Santarém (7,9%). Mas os riscos do negócio são também superiores.
09 out 2023 min de leitura

Hoje, o mercado de arrendamento em Portugal está no centro do debate político e social. Está a ser preparado um novo travão à atualização das rendas para 2024 e, por outro lado, controlar os preços das rendas nos novos contratos, forçar o arrendamento de casas vazias e reduzir as taxas de IRS sobre os rendimentos prediais são medidas que vão avançar no âmbito do polémico Mais Habitação, aprovado no Parlamento e promulgado pelo Presidente da República. Será que, no meio de tanta instabilidade, continua a ser um bom negócio comprar casa para colocá-la a arrendar? Com os preços do arrendamento em alta e a falta de stock, a verdade é que a rentabilidade bruta da habitação em Portugal subiu no último ano, tendo-se fixado em 7,4% no terceiro trimestre de 2023, apontam os dados do idealista. Mas isto quer dizer que os riscos do negócio também são superiores.

- Nos últimos anos, a evolução da rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento tem sido notória, apesar do contexto de incerteza também marcado pelos juros e inflação em alta, a par dos preços das casas à venda que continuam a subir. Hoje, a rentabilidade na habitação é superior em 1,4 pontos percentuais (p.p) face à calculada para o mesmo período de 2022 (5,9%) e em 1,6 p.p em relação à observada no terceiro trimestre de 2021 (5,7%), revelam ainda os dados do idealista. Também comprar casa para arrendar rendeu mais 0,9 p.p. no verão de 2023 do que no verão de 2020 (6,5%).

- Olhando para as capitais de distrito, é em Santarém onde é mais rentável a compra de uma casa para investimento, sendo o seu retorno na ordem dos 7,9%. Seguem-se as cidades de Évora (7,5%), Leiria (7%), Coimbra (6,5%), Braga (6,3%), Aveiro (6,2%), Setúbal (5,8%) e Porto (5,8%). De notar que nestas cidades também o risco do investimento é maior.

- A rentabilidade habitacional mais baixa é obtida pelos proprietários das casas arrendadas em Lisboa (4,7%), Faro (5%), Viana do Castelo (5,1%), Funchal (5,5%) e Viseu (5,5%). Por outro lado, aqui os riscos do investimento também são inferiores.


FONTE: Idealista
FOTO DE: Freepik

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.