Transferir o crédito habitação: banca está a oferecer descontos

Vários bancos em Portugal não estão a cobrar despesas associadas à transferência do crédito da casa. E oferecem spreads atrativos.
02 out 2023 min de leitura

Com a prestação da casa a pesar cada vez mais nos orçamentos familiares devido à subida dos juros, há famílias a procurarem soluções de forma a aliviar a sua situação financeira. Uma das formas passa por transferir o crédito habitação para outro banco. Até porque, hoje, vários bancos em Portugal estão a oferecer condições especiais na transferência de empréstimos de forma a atrair mais clientes, não cobrando as despesas com a abertura do processo e a avaliação do imóvel, por exemplo.

Num momento em que os juros estão em alta as famílias procuram formas de baixar a prestação da casa, seja a recorrer aos apoios do Governo como a bonificação dos juros e, agora, ao desconto de 30% na Euribor por dois anos -, seja junto das instituições bancárias para renegociar o crédito ou transferi-lo para outro banco. O que se vê hoje é que “existem mais casos de transferência de tipologia de crédito, do que de renegociação”, disse Tiago Vilaça, presidente da Associação Nacional Intermediários Crédito Autorizados (ANICA), em entrevista ao idealista/news.

Também Miguel Cabrita, responsável pelo idealista/crédito habitação em Portugal tem notado "um movimento significativo de transferências de créditos entre bancos, onde os clientes procuram melhorar as suas condições atuais e minimizar o impacto da subida das taxas de juro", disse em entrevista.

Quais são as campanhas de transferência do crédito habitação da banca?

Há uma explicação para este movimento. Vários bancos em Portugal estão a lançar campanhas com condições vantajosas para quem decidir transferir o crédito habitação para a sua instituição. Esta é a estratégia que está a ser adotada pelos cinco maiores bancos residente no país (e não só), aponta o Jornal de Negócios.

  • BCP: não cobra despesas de abertura, bem como a avaliação do imóvel (no valor de quase 750 euros) e garante insensão de despesas do contrato (quase 550 euros). Além disso tem um spread a partir de 0,8% (se contratado);
  • Santander: assegura custos de transferência do crédito habitação e os custos de criação do novo crédito no banco. O spread também começa nos 0,8%;
  • Caixa Geral de Depósitos: também oferece despesas associadas à transferência que podem chegar a 1.200 euros, isto caso o empréstimo seja igual ou superior a 50 mil euros;
  • Novo Banco: oferece os custos inerentes à transferência, com spread reduzido se forem contratados outros produtos. A diferença é que o pedido pode ser feito online;
  • BPI: campanha está em vigor com TAEG de 4,7% ( a mais baixa de todos) para propostas aprovadas em 2023 e transferências contratadas até dia 31 de março de 2024.

Com os bancos a assumirem os custos associados com a transferência do crédito, as famílias podem poupar centenas de euros no imediato e conseguir melhores condições a longo prazo. Importa recordar que, fora destas campanhas, a transferência de crédito habitação envolve o pagamento da abertura do processo e impostos, além do pagamento da comissão de amortização antecipada no banco antigo (se for de taxa variável, está até 2024 isento de pagar esta comissão e o imposto selo associado).

Fonte: Idealista
Foto de Freepik

 

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.